Direito de Resposta
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Direito de Resposta

Fórum destinado a debates sobre assuntos de caráter jurídico, político, social e afins.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O poder da coação !

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Amaral
Admin



Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 49
Localização : Carapicuíba

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: O poder da coação !   O poder da coação ! EmptyQui 18 Jun - 23:36

O que é coação por enquadramento coletivo no tocante ao meio juridico? No
Ir para o topo Ir para baixo
https://direitodresposta.forumeiros.com
Matheus
Admin
Matheus


Mensagens : 49
Data de inscrição : 17/06/2009
Idade : 32
Localização : Onisciente!

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Re: O poder da coação !   O poder da coação ! EmptySex 19 Jun - 4:50

Citação :
O poder da coação !

por Amaral o Qui Jun 18, 2009 10:36 pm
O que é coação por enquadramento coletivo no tocante ao meio juridico?

Estou processando a resposta ainda , o que me deixou bastante curioso , que não consegui achar foi 'enquandramento coletivo' , me parece ser um conceito de psicanalise , deve ser um tipo de coação bem pouco utilizada , nem o Mr.google soube me responder , mas vou pesquisar mais , essa semana ainda eu tento achar!
Ir para o topo Ir para baixo
alex




Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/06/2009

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Idem   O poder da coação ! EmptySex 19 Jun - 16:52

Amaral, também estou pesquisando pra dar uma resposta fundamentada. Falou. rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Osmar




Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: COAÇÃO POR ENQUADRAMENTO COLETIVO!!!   O poder da coação ! EmptySex 19 Jun - 18:31

Não sei se está correto, Amaral!! Mas aqui vai!!! Todos sabemos para que haja evolução (nesse caso o da sociedade), além daquelas endógenas a ela (sociedade), deve haver centralismos, ou seja, alguma forma de poder. Poder este, seja de caráter público ou não, que de forma invisível delineiam os movimentos evolutivos, no caso, da sociedade. Do que estou falando? De formas de PODER!!! Meu caro colega Amaral levantou a questão da coação. E coação nada mais é do que uma forma de poder. E dentro dessa forma de poder existem muitos aspectos. Coação por enquadramento coletivo é uma delas. Disseram os franceses que o poder não pode ficar na mão de um só, assim, dividiram em três (os famosos irmãos trigêmeos Executivo, Legislativo e Judiciário). Esqueceram de dizer a eles que o Poder não se restringe a um ou dois ou três instituições. E nem das instituições são! Poder é PODER!!!! Surge de qualquer lugar em qualquer tempo. Por exemplo, hoje, além das três esferas de "poder", é bem claro para nós a existência de mais dois poderes: o "poder econômico" (e que baita poder!!!), e o "poder da comunicação" (o maior de todos os poderes, até então). Então! COMUNICAÇÃO e CONHECIMENTO são as palavras-chave para responder ao tópico. Imaginem-se vocês em uma palestra, seja na Igreja ou em reunião partidária, ou qualquer outra forma de comunicação. O palestrante vem com aquele bla-bla-bla de que tal instituição não presta, ou que tal fulano (candidado a algo em alguma oportunidade) não presta e não serve para o que se pretende. Você, cabeça "caixa-d'água", acredita no sermão do palestrante e é levado a ir contra tal instituição ou tal fulano candidato. Só porque somos imbuídos de conhecimento raso (senso comum). Lembram da história que o BigMac era feito de "minhocoçú", espécie de minhoca gigante preparada especialmente para hamburgueres da rede de "fast food". Então, típica forma de coação para evitar o avanço do comércio de "fast foods" ou, especificamente, daquela rede. Tente coagir alguém que é imbuído de conhecimentos, do tipo Miguel Reale, Ruy Barbosa, Gandhi e outros.
Ir para o topo Ir para baixo
alex




Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/06/2009

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Orra!!! rsrs   O poder da coação ! EmptySex 19 Jun - 18:46

Depois dessa resposta, nem vou postar mais a minha.... rsrsr... O que fiquei em dúvida foi se coação e poder são sinônimos? Ou se coação é uma vertente do tão grandioso poder?
De qualquer forma, é importante refletirmos na seguinte questão: Seja lá qual for o ambiente político/social/econômico/religioso/jurídico/etc, da onde emana o poder? E não me venham falar que é do Estado, que o poder só emana dele, depois que já lhe foi conferido tal poder.

Mas voltando a questão da coação, ainda ficou sombrio a repeito da "coação coletiva". Concordo com o Osmar, no tocante a coação "comunicativa". Como ela é poderosa e de certa maneira dita até no nosso estilo de vida. Por isso que ao receber uma informação(principalmente da televisão), temos que ser "frios" o bastante para de certa forma dúvidar. Mas não vamos cair novamente no questão da dúvida que o Amaral já levantou.
Ir para o topo Ir para baixo
Osmar




Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Entao!   O poder da coação ! EmptySáb 20 Jun - 2:36

Reportando à duvida levantada pelo Alex - coação coletiva -, acho que faltou exemplos mais claros. As literaturas consultadas elencam que a "coação por enquadramento coletivo" é conduzida por institutos como Igrejas, Partidos Políticos e alguns outros. Com humildade (mas também com um pouco de ousadia) eu diria que ela (a coação) é conduzida também por outros meios poderosos. Lembram do referendo do "estatuto do desarmamento"??? Lembro, na época, de que tal Lei seria referendado. De repente, surgem nos meios de comunicação propagandas em prol do armamentismo. E, mais incrível ainda! Propagandas produzidas de forma brilhante. Lembro que eles não pediam para votar contra a Lei, mas sim contra o fato de eliminar o DIREITO de ter ou não uma arma. Utilizaram artistas famosos e argumentos eloqüentes. Quem, àquela altura, não votaria contra!! Referendei a Lei mas, infelizmente, a indústria armamentista levou a melhor. ISSO É COAÇÃO COLETIVA!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Amaral
Admin



Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 49
Localização : Carapicuíba

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Coação   O poder da coação ! EmptySáb 20 Jun - 20:49

Gostei muito da resposta do Osmar,este tipo de coação descrita por ele com maestria, também podemos chamar de manipulação de messa ou influência coletiva,talvez marketing direcionado. Coação juridica a força que faz com que um cidadão não possa alegar iguinorância da lei. Mais que um senso moral ou medo da sansão,um poder que nos faz crê, que uma lei cumprirá o seu propósito! Talvez cultural,talvez implantado em nós por uma programação paterna. Não se pode confudi-la com o direito natural, é de origem positiva com base na psicanalise. Está na psiquê humana ou escrito na tábua da lei?


Última edição por Amaral em Dom 21 Jun - 0:24, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://direitodresposta.forumeiros.com
Osmar




Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Psique???   O poder da coação ! EmptySáb 20 Jun - 22:17

Amaral, não entendi o que tu quis dizer com psiquê/tábua da Lei.
Ir para o topo Ir para baixo
Amaral
Admin



Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 49
Localização : Carapicuíba

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Resposta para Osmar   O poder da coação ! EmptyDom 21 Jun - 0:45

Na psicanalise existe uma teoria que diz que nós somos regulados por superconsciência, uma espécie de senso comum , uma programação já
citada pela prof. Olga em aulas passadas,não seria algo natural,é um estado artificial mas de certa forma uma "ciência do bem e do mal" como no gênesis. Este comando que nos levaria a ser obedientes a ordem implicita num codigo normativo. Por exemplo um homem que não estudou direito mas tem noções diretivas sombre seus direitos e deveres,de certa forma é coagido a observar mesmo sem perceber. Não pode ser confundida com normas de comportamento moral, na maioria com base religioso.
Não é facil definir mas chegaremos lá.
Ir para o topo Ir para baixo
https://direitodresposta.forumeiros.com
Osmar




Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: É complicado mesmo!   O poder da coação ! EmptyDom 21 Jun - 2:32

Caro Amaral, esta questão está ficando por demais complicado!! Já me perdi no raciocínio da questão levantada. Se estamos falando de coação, acho que fomos um pouco além dela. Trazer questões como superconsciência, subconsciência, religiosidade, entre outros é por demais avançado. Para simplificar a questão, diria que a coação está ligado diretamente ao "quantum" de conhecimento que o homem armazena. Se mais, menos sujeito à coação. Se menos, mais fácil ser coagido. Juridicamente, como levantado na inicial, rumaria no mesmo caminho. Mas, como o bom da discussão é complicar para, a partir daí, extrair mais conhecimento, vou colocar uma questão que, em parte, contrapõe o que eu mesmo defendo. Suponhamos que você, Amaral, esteja andando por uma rua escura, abandonada e, de repente, surja um ladrão com uma "quadrada" na mão, aponte-a na tua cabeça e diz: "ou dá ou desce!!!" Você, abaixa as calças, relaxa e g...? ou reage, toma na cabeça e só lamento?? Por quê? A resposta tem muito a ver com coação e daquilo que nos discutimos.
Ir para o topo Ir para baixo
Amaral
Admin



Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 49
Localização : Carapicuíba

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Para o Osmar   O poder da coação ! EmptyDom 21 Jun - 7:17

Meu nobre colega Osmar,no caso do ladão seria mais uma estorção mediante grave ameaça, independente do objeto requerido pelo mesmo! A pergunta é: Qual tipo de força seria capaz de coagir o bandido a não me atacar? A norma, a consciência ou
um senso moralista? Quem sabe uma canpanha publicitária mostrando que colocar armas nas cabeças alheias não é legal? Há coisa tá cada vez melhor!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://direitodresposta.forumeiros.com
Osmar




Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Caro Amaral   O poder da coação ! EmptyDom 21 Jun - 15:44

A discussão está ficando pra lá de boa!!!! O que eu quiz diz com o exemplo do assalto é o seguinte: 1º) Não discutirei as razões que levaram o infeliz a assaltar ou não. 2º) Quando o bandido lhe apontou a arma na cabeça e lhe fez um imperativo aconteceram uma série de elementos que, cuja matéria, estamos discutindo. Uma delas, e a principal, foi a coação mediante o uso da força. Que força? O da arma de fogo. Naquele instante ele (o bandido) era mais forte que você, ele era mais poderoso que você. Por quê? Porque se você reagir ele atira e você morre e ponto final. Mas afinal, por quê esta situação deixá-lo-ia mais forte que você? O fato de você morrer ou não deixa o teu inimigo mais forte? DEPENDE!! Um universo infindável de motivos faz com que você tenha medo da morte. Assim, ela (a morte) o deixa vulnerável (mais fraco) neste ponto. Começa a passar na sua mente, durante o assalto, que seria uma pena você deixar a sua esposa sozinha, com todos os encargos de uma vida dura, sua filhinha amada ficaria órfão de pai (você começa a sentir os sofrimentos que ela sofreria), entre outros, possibilidades estas que você, como um ser humano "humanizado" não gostaria que acontecesse. Tudo isso porque você foi ensinado a amar e gostar de amar. DOUTRO LADO seria se você não tivesse medo. Suponhamos que nessa situação você quisesse que o mundo explodisse, pois sua vida é uma ..erda, um ...acete (entendam o que quiserem), você não tem mulher, não tem filhos, não tem pais e nem irmãos, você é ...orra nenhuma nessa vida, está desempregado, sofre preconceitos de montão entre outros elementos não construtivos. Pra você tanto faz viver ou morrer. Nesta situação você não tem nada a perder (aliás, tem tudo a ganhar). Não vou discutir o fim trágico da reação mas, é para mostrar que a COAÇÃO depende de uma série de fatores, como os aqui tratados, como conhecimento, e ainda outros, como no caso mostrado a CONSCIÊNCIA. Você, homem, conhece o teu universo e, partir daí, valoriza, ou não, cada elemento constituinte dele, inclusive a malha criada com cada elemento desse universo. E, partir daí, você toma as suas ATITUDES. Finalmente, você vai ser coagido mais facilmente, ou não, para cada situação que lhe é posta.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O poder da coação ! Empty
MensagemAssunto: Re: O poder da coação !   O poder da coação ! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O poder da coação !
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Direito de Resposta :: Geral :: Saudações-
Ir para: