Direito de Resposta

Fórum destinado a debates sobre assuntos de caráter jurídico, político, social e afins.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 O que é justiça atualmente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Amaral
Admin


Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 43
Localização : Carapicuíba

MensagemAssunto: O que é justiça atualmente?   Qui 18 Jun - 14:17

O que é justiça no conceito prático? É possivel confiar nela?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://direitodresposta.forumeiros.com
Osmar



Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

MensagemAssunto: Justiça, Justiça   Qui 18 Jun - 18:48

Amaral, meu caro colega, penso que o seu questionamento deve ser respondido inversamente...
Aos míopes, a Justiça brasileira parece estagnada, travada, engessada e, no final, injusta. Para aqueles que vêem com uma lupa, enxergam outra coisa. Dentro dela (Justiça) operam-se maravilhas do Direito, assim como outros nem tão maravilhosos. Mas, em suma, tenha certeza de que o Judiciário canarinho busca sua segurança e estabilidade jurídica. É verdade, aos grãos, mas vai. Nisso estamos nós, nesta fase de transição entre o velho e o novo e, como nos movimentos dos mantos terrestres, e, nessa tremedeira, temos que buscar ficar em pé. Assim, surgem indagações a respeito da credibilidade da Justiça brasileira. Não que eu seja a favor do que está, mas creio seja necessário passarmos por isso para evoluir. Somos a "bridge" para uma "Justiça mais justa" e equilibrada. afro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
alex



Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/06/2009

MensagemAssunto: Humm....   Sex 19 Jun - 16:50

Bom, respondendo ou ao menos, tentando responder a pergunta do nobre colega... Humm... Bem... Acredito que justiça no tempo atual para a maioria se tornou motivo de chacota, pois vemos muitos casos de injustiça e temos uma mídia supersensacionalista que acaba por influenciar a maioria da população.
Mas acredito que o conceito de justiça deve ser o mesmo do império romano, ou ao menos parecido, onde justiça se confundia com direito e vice-versa. O Direito pretoriano(ius honorarium), que buscava baixava seus editos e buscava aplicar a justiça com base na "Aequitas", ou seja, no que hoje conhecemos como "equidade". Justiça é você tratar pessoas diferente de modos diferentes.
Mas atual a justiça se torna falha pois apesar de casos de corrupção e todo um sistema que não é completamente sujo, as lacunas que a lei proporciona acabam dando margem pra casos de injustiça. Concordo em certa parte com o Osmar, que citou a parte boa do sistema e tal, mas discordo em outra, pois temos que ser realistas também. Concordo que somos a tal bridge(ponte), mas até quando povos e mais povos continuarão a ser pontes da desigualdade e da injustiça?
O conceito de "Aequitas" define bem e dá uma boa base ao conceito de justiça, que busca o bem comum, tratando os iguais de forma igual e os diferentes de forma diferente. Mas tudo que é feito pela mão do homem por mais boa intenção que tenha, acaba sendo falho, sendo assim as sociedades vindouras continuarão a ser "bridge". Cabe saber se serão pisadas por pés pesados ou não.

Valeu gente, o fórum tá dando bons frutos. Além de excelentes arguições, respostas melhores ainda. Vamos divulgar para aumentar o número de "cabeças" por aqui. Valeu!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Osmar



Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/06/2009
Localização : Kuldomundo

MensagemAssunto: Para o Alex   Dom 21 Jun - 2:52

Realmente é frustrante. Tentar saber até quando sofreremos com as injustiças de um sistema incompleto é triste. Porque vai DEMORAR MUITO. Nossos filhos, nossos netos e talvez, até os bisnetos, não verão um sistema perto do justo perfeito. Como disse em outro tópico, o sistema do Direito segue tendências da sociedade que, por sua vez, segue tendências (desenvolvimento) da democracia. A democracia brasileira ainda não saiu das fraldas. Vai passar pela infância e, depois, pela adolescência (coisa triste!!!). Cabe a nós sermos éticos e dignos de nossa existência, repassando este espírito às nossas descendências. Assim, estará traçado os caminhos para uma "boa justiça". Só para se ter uma idéia de tempo, nós vivemos uma vida tranqüila e democrática (mais ou menos). Mas, para chegar a isso muitos sofreram extremamente, deram suas vidas (considere toda a história até o dia de hoje e tente imaginar quantas pessoas existiram nela e que muitas delas, mas muitas mesmo, sofreram imensamente com os atrozes da vida). Hoje estamos aqui. Assim também o é no campo jurídico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
alex



Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/06/2009

MensagemAssunto: Concordo!   Dom 21 Jun - 18:18

Concordo com o você nobre colega. Tenho a consciência de que gerações antecessoras sofreram, lutas foram travadas para que chegássemos ao sistema que temos hoje. Ele é falho? Claro. Sempre será. Mas eu ainda prefiro, assim como você ter pensamentos "finalistas" para que possamos, assim como as "bridge" anteriores, subir mais um degrau nessa grande escadaria da democracia.

o conhecimentos quando cai em mãos erradas se torna maldito. Porém quando é dado a pessoas "falhas", porém dispostas a participar da maior finalidade da sociedade(bem comum), ele(o conhecimento) é uma benção.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O que é justiça atualmente?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O que é justiça atualmente?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» JUSTIÇA SEJA FEITA JURÍDICO DA CCB - BRÁS PERDE MAIS UMA
» Abraão, Paulo, Tiago e a justiça de Deus pela fé
» O que significa a "Coroa da Vida"?
» A Triste verdade do Episodio do Jokey Club II São Vicente-SP Em São Vicente-SP foi reconduzido o Irmão Clovis para o Ministério de Cooperador do oficio ministerial, no Jockei II e aonde Deus o enviar. E foi feita a justiça Divina!
» Pastor Marcos Pereira nega acusações de estupro e diz: “Querem denegrir minha imagem. Não acredito na Justiça”

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Direito de Resposta :: Geral :: Saudações-
Ir para: